sexta-feira, 5 de junho de 2015

Pra começar a ouvir: Pantera

16:46

Origem: 1981, Texas, EUA

Formação clássica: Phil Anselmo (vocal), "Dimebag" Darrell Abbott (guitarra), Rex Brown (baixo) e Vinnie Paul (bateria)

Gênero: groove metal

Características principais: a banda que popularizou o groove no heavy metal. Os riffs sincopados e a guitarra inventiva de Dimebag soavam diferentes de tudo o que já havia sido feito, e influenciaram definitivamente o gênero. Agressivo, pesado e hostil, o quarteto mudou o metal produzido a partir da década de 1990

Fase áurea: 1990 a 2000

O clássico: Vulgar Display of Power (1992)

Discos imperdíveis: Cowboys From Hell (1990), Far Beyond Driven (1994) e The Great Southern Trendkill (1996)

Ouça também: Reinventing the Steel (2000)

Álbuns ao vivo recomendados: Official Live: 101 Proof (1997) e Far Beyond Bootleg: Live From Donington ’94 (2014)

Compilações recomendadas: Reinventing Hell: The Best of Pantera (2003)

Vídeos recomendados: Cowboys From Hell - The Videos (1991), Vulgar Video (1993), 3: Watch It Go! (1997) e 3 Vulgar Videos From Hell (1999)

Precisamos falar sobre preconceito

16:11

Ninguém escolhe ser gay. Até porque não se trata de escolha: é algo natural. Você não precisa ser aceito: você nasce assim. Algo que diz respeito somente ao indivíduo não deveria ser objeto de tanta discussão. Não me interessa por quem a minha vizinha está se apaixonando. Não me interessa com quem o meu amigo está saindo. É tão simples.

O recente caso do comercial da Boticário levantou o assunto, mais uma vez. Milhares de pessoas dando “dislikes" no vídeo no YouTube, culminando com uma ação no CONAR, órgão que regulamenta a publicidade brasileira. E porque? Por mostrar casais homossexuais em seu dia a dia, comprando presentes para seus parceiros. Porque tamanha indignação com isso? 

Uma pergunta pra se pensar: o que a igreja, o que a religião, tem a ver com a sexualidade de seus súditos? Seria mais pertinente para a Igreja Católica, por exemplo, olhar para dentro e combater os inúmeros casos de pedofilia relacionados a padres e bispos do que discursar contra a natureza de seus fiéis. O homossexualismo, tanto masculino quanto feminino, existe desde sempre. Desde que o ser humano surgiu. É algo natural. Sempre foi e sempre será.

Me assusta o modo como o Brasil encara questões como essa. Estamos nos revelando um país conservador ao extremo. Não sei de onde vem isso. Se da ignorância do povo ou da pregação repleta de preconceito e ódio vinda das mais variadas religiões - ou de ambas, já que me parece que os dois casos andam juntos. Católicos, evangélicos, protestantes, fãs de Edir Macedo: o mundo seria bem melhor se o fazer o bem ao próximo fosse colocado efetivamente em prática e não ficasse apenas no discurso.

Vale sempre a pergunta: você conhece algum gay? Já conviveu com algum homossexual? Ou acredita que todos são o estereótipo que você assiste na TV? Nesse ponto, a televisão presta um desserviço à sociedade. O que vou escrever a seguir pode parecer chocante, mas não ligo pra isso: um homossexual é igual a qualquer pessoa (estou sendo irônico, caso alguém não tenha entendido, vai saber …). Uma pessoa com sonhos, com projetos de vida, com anseios, medos e tudo mais que você e eu, e todos nós, temos. Ele vai estudar e crescer, executando a sua profissão. Vai cuidar e amar a sua família, os seus pais, os seus irmãos, os seus filhos. Vai ser um bom amigo. Vai ser divertido, vai ter momentos em que está triste. Vai ser exatamente como uma pessoal “normal”, porque ele é, acima de tudo, normal.

Eu não sei o que leva alguém a ter preconceito contra homossexuais, ou contra negros, ou contra judeus, ou contra sei lá o que. Até acredito que os próprios donos desses pré-conceitos não saibam os motivos para agirem assim. Provavelmente, estão apenas nadando com a maré. Cada indivíduo é único, diferente, original e especial sendo exatamente quem ele é. É muito mais prazeroso viver a sua própria vida do que se preocupar com o que os outros estão fazendo.

Não há nada de errado em ser um homossexual. Não há nada de errado em ser um negro. Não há nada de errado em ser um homem. Não há nada de errado em ser uma mulher. Não há nada de errado em ser humano. Não há nada de errado em ser quem você é. 

Fábulas #20: Camelot, de Bill Willingham e Mark Buckingham

12:00

O vigésimo encadernado de Fábulas lançado pela Panini marca uma transformação na série criada por Bill Willingham: um de seus protagonistas está (aparentemente?) morto, enquanto os sobreviventes clamam por vingança. A família lobo enfrenta uma transformação sem precedentes, com Inverno assumindo o posto de Vento Norte e Tereza retornando de uma traumática experiência na Brinquedolândia - de onde seu irmão Dare não retornou. Enquanto isso, Branca de Neve tenta, literalmente, juntar os cacos.

Para enfrentar tudo isso, Rosa Vermelha, irmã de Branca de Neve e líder da Fazenda (local onde vivem as fábulas que não possuem aparência humana) resolve criar um novo Camelot, despachando emissários para vários mundos em busca de candidatos para a sua Távola Redonda. E assim uma nova jornada começa.

Willingham segue criando roteiros criativos, explorando as possibilidades dos vários personagens da trama e inserindo novos nomes à sua história. E tudo isso construído com diálogos inteligentes, que destoam do comum. A arte de Mark Buckingham segue o mesmo nível elevado, com ilustrações complexas e cheias de detalhes, além das já tradicionais molduras no fundo das páginas, que tornam o resultado ainda mais atraente, de encher os olhos. 

Com 260 páginas e papel couché brilhante, Fábulas #20 segue o padrão editorial das edições anteriores e agradará em cheio quem acompanha a série. Deixando a história solta em seu final, sem revelar o aguardado destino de seus principais protagonistas, Bill Willingham entrega uma edição de transição, responsável por aumentar ainda mais a expectativa pelos próximos capítulos de sua aclamada criação.

As edições da Panini estão chegando ao final da série, com a cronologia apresentando as edições 130 a 140 neste volume. Como a séria original acabou no número 150 lá fora, provavelmente teremos apenas mais um volume nas bancas. Independente disso, a certeza que fica é que trata-se de uma das melhores HQs disponíveis no mercado. Caso ainda não tenha lido, já passou da hora de mergulhar neste universo fantástico.


Amendoins transformados em ícones pop, comerciais contra a homofobia e a história da revista Placar

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Pra começar a ouvir: Machine Head

17:40

Origem: 1991, Oakland, EUA

Formação clássica: Rob Flynn (vocal e guitarra), Phil Demmel (guitarra), Adam Duce (baixo) e Dave McClain (bateria)

Músicos importantes que passaram pela banda: Logan Mader (guitarra) e Jared Maceachern (baixo)

Gênero: thrash metal

Características principais: a banda que uniu, de forma definitiva, o thrash ao groove. Refrãos fortíssimos, carregados de emoção, são a marca principal do grupo. Além disso, os riffs tipicamente thrash evoluem para passagens instrumentais repletas de melodia que bebem direto na herança da New Wave of British Heavy Metal

Fase áurea: 2003 até a atualidade

O clássico: Unto the Locust (2011)

Discos imperdíveis: Burn My Eyes (1994), The Blackening (2007) e Bloodstone & Diamonds (2014)

Ouça também: The More Things Change … (1997) e Through the Ashes of Empires (2003)

Álbuns ao vivo recomendados: Hellalive (2003) e Machine F**king Head Live (2012)

Vídeos recomendados: Elegies (2005)

Hot Girls Wanted (2015)

13:04

O egocentrismo digital, a cultura do selfie e o mundo ao redor do umbigo são algumas das principais características do mundo atual. Mais do que ser, é preciso parecer ser. Mais do que aproveitar um lugar, é preciso mostrar que esteve lá. Todos esses aspectos levaram a uma espécie de humanização às avessas, e refletem em diversos meios. A publicidade mais e mais mostra marcas que querem se aproximar de seus consumidores retratando situações de suas vidas. O cinema, as séries de TV, exploram a estética dos filmes feitos pelos próprios espectadores como recurso para conquistá-los. O YouTube está repleto de canais produzidos por pessoas como eu e você, e que não ficam devendo praticamente nada ao que chega das grandes emissoras - criativamente, muitos estão milhas à frente.

E é claro que todo esse universo construído em torno do individualismo chegaria à principal paixão proibida do ser humano: a pornografia. Os sites especializados no tema estão repletos de vídeos “caseiros” que mostram o cotidiano de jovens retratados de forma “espontânea”, buscando no dia a dia dessas pessoas uma suposta autenticidade para intensificar o prazer de assistir outras pessoas fazendo sexo. É justamente esse cenário que o documentário Hot Girls Wanted retrata. Lançado no início do ano no Sundance Film Festival, o fime dirigido pela dupla Jill Bauer e Ronna Gradus acompanha a vida de jovens desconhecidas que decidem se aventurar pela pornografia, em vídeos classificados como pro amateur, com toda uma produção profissional trabalhando para alcançar cenas com a estética amadora e de acordo com a cultura selfie.

O documentário apresenta uma série de jovens norte-americanas, e conta a história de cada uma delas. Há a garota que quer sair do interior em busca de grana em uma cidade maior. Há a menina que está curtindo tudo e adora a liberdade que conseguiu. Há a loirinha bonitinha que só transa quando está filmando, e acha estranho fazer o mesmo quando não está na frente das câmeras. São diversas situações peculiares, algumas estranhas, e que mostram o quão complexas são as questões sexuais para cada indivíduo. Um dos aspectos que mais chama a atenção em Hot Girls Wanted é a vida extremamente curta destas garotas no cenário da pornografia. O tempo médio de uma jovem atriz neste universo varia de 4 a 6 meses, período em que filmam entre três e cinco vídeos por semana, recebendo entre 800 e 1.000 dólares por cena. O valor vai subindo conforme a disposição em interpretar temas mais pesados e controversos.

Bauer e Gradus mantém a mão leve durante quase toda a duração do filme, mas derrapam no sentimentalismo exagerado ao mostrar a família das jovens e a dúvida que cada uma delas tem em seguir ou não no mercado. Neste trecho do filme, o uso de trilhas sentimentais e closes nos rostos de mães, pais e filhas acaba passando um pouco do ponto, comprometendo o resultado final do filme. Uma abordagem menos previsível seria mais satisfatória.

Apesar disso, Hot Girls Wanted vale a pena. O documentário retrata com precisão os anseios e sonhos de uma geração de garotas dispostas a tudo para se tornarem conhecidas e famosas, acumulando mais e mais seguidores em suas redes sociais. Uma corrida fútil alimentada pelo próprio ego, e que é um dos principais combustíveis da indústria da pornografia.

O filme está disponível na Netflix.

Marcio Tucunduva - Tempestade (2015)

10:39

Terceiro disco de Marcio Tucunduva, Tempestade mantém o ótimo nível mostrado pelo vocalista e guitarrista em seu trabalho anterior, Antimoderno (2010). Novamente ao lado de Marcos Ottaviano (que assina a produção ao lado de Tucunduva, bem como todas as composições, além de tocar guitarra e baixo) - o trio fica completo com o baterista Humberto Zigler -, Tempestade apresenta o rock brasileiro em sua essência pura e cheia de orgulho.

Tucunduva une com talento as suas principais influências, e o resultado é um álbum efervescente. E quais são elas? Jimi Hendrix, Bob Dylan, John Lennon. Assim como Raul Seixas, figura central na trajetória musical de Marcio. O guitarrista morava ao lado de Raul e chegou a ter aulas de violão com o baiano quando era um mero adolescente, aos 13 anos.

O timbre sujo do disco, cortesia da dupla Chris Shaw (engenheiro de som dono de quatro Grammys e que já trabalhou com nomes como Dylan, Wilco e Derek Trucks) e Joe Palmaccio (também com o seu Grammy na estante e com experiência de trabalhos para artistas como Kiss, Eric Clapton e Alicia Keys), dá um clima empoeirado para o play, que, casado com as composições que exploram ritmos como blues, country e algumas reminiscências de gêneros regionais como baião, repente e afins, faz com que Tempestade soe com um agradável ar interioriano.

É um tipo de rock BR totalmente diferente do que chega a grande maioria dos ouvintes. Não há preocupação com que faixa será o single, qual irá fazer sucesso, qual irá cativar o maior número de apreciadores. O que Tucunduva e Ottaviano fazem é caminhar sobre suas influências, compondo canções cheias de personalidade, em um disco direto e compacto. Partindo do blues e indo até onde a imaginação é capaz de levar, a dupla gravou outra vez um excelente álbum, como já havia feito em Antimoderno.

Gostei muito de “Tempestade”, “Cachorro”, “Vendaval”, “Norte”, o blues “Trovão” e o ótimo encerramento com "Presa", todas faixas de qualidade inegável e que solidificam a reputação de Marcio Tucunduva. Correndo por fora e acreditando no seu trabalho, o guitarrista segue firme e forte em uma carreira que se mostra mais consistente a cada novo lançamento.

Audição pra lá de recomendada, mais uma vez!

terça-feira, 2 de junho de 2015

Pra começar a ouvir: Lamb of God

17:28

Origem: 1999, Richmond, EUA

Formação clássica: Randy Blythe (vocal), Mark Morton (guitarra), Willie Adler (guitarra), John Campbell (baixo) e Chris Adler (bateria)

Gênero: groove metal

Características principais: heavy metal pesadíssimo, cuja principal característica é o groove onipresente. Fortes riffs de guitarra, o vocal feroz de Blythe e a bateria acrobática de Adler, além dos andamentos repletos de quebras, são os elementos marcantes da sonoridade da banda

Fase áurea: a carreira do grupo ainda não apresentou pontos fracos

O clássico: Ashes of the Wake (2004)

Discos imperdíveis: As the Palaces Burn (2003), Sacrament (2006) e Resolution (2012)

Ouça também: New American Gospel (2000) e Wrath (2009)

Álbuns ao vivo recomendados: Killadelphia (2005), Wrath Tour 2009-2010 (2012) e Music from the Film As the Palaces Burn (2014)

Compilações recomendadas: Hourglass: The Vinyl Box Set (2010)

Vídeos recomendados: Killadelphia (2005), Walk With Me in Hell (2008) e As the Palaces Burn (2014)

Os melhores discos de maio segundo o Heavy Metal About

11:49

Arcturus - Arcturian

Resumindo, Arcturian é um dos melhores álbuns de black metal sinfônico desde Puritanical Euphoric Misanthropia, lançado pelo Dimmu Borgir em 2001. Embora o Arcturus seja conhecido pela abordagem predominantemente progressiva e avant-garde de discos como La Masquerade Infernale (1997), eles alcançam o seu melhor quando focam na quantidade certa de peso e melodia. O Arcturus é facilmente a melhor banda a seguir esse caminho atualmente, e eles gravaram uma obra-prima em Arcturian.


Faith No More - Sol Invictus

Como todos os discos do Faith No More, Sol Invictus é o seu próprio animal. Ele captura todas as facetas do legado da banda norte-americana enquanto soa simultaneamente moderno e atual. Tão originais quanto os vocais de Mike Patton, as faixas são igualmente impressionantes. O tecladista Roddy Bottum tem uma responsabilidade enorme por fazer o grupo soar original e independente. Sol Invictus funciona em todos os níveis, apresentando momentos cativantes como “Superhero”, “Rise of the Fall” e “From the Dead”. Cada faixa traz paisagens sonoras agradáveis e melodias imediatamente acessíveis. Sol Invictus é uma realização gigantesca, e o disco pode se sentar confortavelmente ao lado do restante do catálogo do Faith No More.


Drudkh - A Furrow Cut Short

O Drudkh aperfeiçoou a sua abordagem com uma mistura brilhante entre black metal e o uso sutil de melodias. Baseando-se em contos populares de sua herança ucraniana e entregando ao ouvinte vocais em sua língua nativa, a banda conseguiu chegar até os fãs ocidentais devida à qualidade de seu trabalho. A música do Drudkh consegue manter um senso de direção, conduzindo para um céu escuro, florestas cinzentas, ventos gelados e planícies desoladas. Ser capaz de evocar esse sentimento em ouvintes não-nativos é um grande feito. A Furrow Cut Short é uma excelente introdução aos ouvintes não familiarizados com a banda e, em qualquer parâmetro, trata-se de um excelente disco.


Sigh - Graveward

Mergulhado profundamente na tradição japonesa e nos filmes de terror italianos, o Sigh arrancou uma obra-prima da loucura em Graveward. As faixas passam como um relógio da Apple enlouquecido, com cada canção tão coesa quanto a exibição dos aplicativos do gadget. Estranho, mágico e maravilhoso, trata-se de um disco sem nenhum momento de tédio. O Sigh às vezes soa complexo, difícil de entender e difícil de parar de ouvir depois que o álbum começa a fazer sentido. E é claro que tudo aqui faz sentido.


Obsequiae - Aria of Vernal Tombs

O Obsequiae avança com força sobre os elementos clássicos de sua música em todo o seu segundo disco. A inclusão de instrumentos como uma harpa vibrante dá uma vibe de Idade Média para o álbum, complementando o trabalho de guitarra exuberante. A música aqui não está muito longe da estreia do grupo, mas há uma ligeira maturação que aguça o resultado final. Há um equilíbrio universal que segue de canção em canção, amarrando todo o disco.

(matéria traduzida)

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Pra começar a ouvir: UFO

16:37

Origem: agosto de 1969, Middlesex, Inglaterra

Formação clássica: Phil Mogg (vocal), Michael Schenker (guitarra), Paul Raymond (guitarra e teclado), Pete Way (baixo) e Andy Parker (bateria)

Músicos importantes que passaram pela banda: Bernie Marsden (guitarra), Paul Chapman (guitarra), Billy Sheehan (baixo), Simon Wright (bateria), Aynsley Dunbar (bateria), Vinnie Moore (guitarra) e Jason Bonham (bateria)

Gênero: hard rock

Características principais: hard rock cheio de melodia e com muito peso, tendo o excelente trabalho de guitarra como uma das principais características. Riffs em profusão, guitarras gêmeas e refrãos fortes, tudo amarrado com muita energia, são alguns dos pontos fortes da banda

Fase áurea: 1974 a 1978

O clássico: Phenomenon (1974)

Discos imperdíveis: Force It (1975), No Heavy Petting (1976) e Lights Out (1977)

Ouça também: UFO 1 (1970), Flying: UFO II - Space Rock (1971), Obsession (1978), The Wild, the Willing and the Innocent (1981) e Walk on Water (1995)

Álbuns ao vivo recomendados: Strangers in the Night (1979), In Session & Live in Concert (1999), On With the Action - Live at the Roundhouse 1976 (2000), Live on Earth (2004), Regenerator - Live 1982 (2004), Showtime (2005), Official Bootleg Box Set: 1975-1982 (2009), Headstone: Live at Hammersmith 1983 (2009) e Hot ’n' Live: The Chrysalis Live Anthology 1974-1983 (2013)

Compilações recomendadas: Essential UFO (1992), The Best of UFO 1974-1983 (2008), The Chrysalis Years 1973-1979 (2011) e At the BBC: On Air 1974-1985 (2013)

Discografia Comentada: Ghost

12:00


Quando o Ghost surgiu, não havia muita informação sobre a banda. Aqueles seis músicos mascarados, originários da Suécia e vestindo figurinos sacros, eram misteriosos e seguiam a linha evolutiva de nomes como Alice Cooper e Kiss - visualmente, é claro. Aos poucos, mais informações e teorias foram surgindo, com tentativas de tentar identificar quem seriam os integrantes da banda, como uma busca pelo Santo Graal que poderia explicar o impacto instantâneo do grupo. 

Desde que surgiu, a banda ganhou capas nas principais revistas especializadas mundo afora, tocou em grandes festivais (incluindo uma passada pela edição 2013 do Rock in Rio), recebeu elogios de grandes nomes e, como não poderia deixar de ser, ganhou haters na mesma proporção. Mas o principal fato é que, durante todo esse tempo, o Ghost gravou ótimos discos. Com sete anos de carreira, o sexteto já lançou dois álbuns e um EP, com cada título explorando aspectos distintos de sua personalidade. 

Abaixo, está uma análise detalhada de cada um dos álbuns da banda, uma preparação para o novo trabalho do grupo, Meliora, que chegará às lojas em 21 de agosto. Um convite para quem quer explorar toda a beleza e a magia da música única desta talentosa e misteriosa banda sueca.



O Ghost surgiu na Suécia em 2008, gravou uma demo em 2010 e lançou o seu primeiro álbum, Opus Eponymous, em 18 de outubro de 2010. O disco saiu primeiro na Europa e só chegou ao mercado norte-americano em janeiro de 2011. Desde então, o nome e a reputação do grupo vêm crescendo entre os aficcionados por heavy metal. Ninguém conhece (ainda) a identidade dos músicos, já que eles só aparecem em público embaixo de pesada maquiagem e figurinos que variam entre monges para os instrumentistas e o mais alto posto da Igreja Católica para o vocalista, o que dá ao cantor um ar de papa satânico. Em uma linha evolutiva do estilo, o Ghost seria uma espécie de filho bastardo de Alice Cooper com o Kiss. 

Mas o impacto visual não seria suficiente caso a música também não fizesse a sua parte, e ela impressionou deste o início. O primeiro ponto que salta aos ouvidos é que o álbum de estreia dos suecos parece ter sido gravado no final dos anos 1970, soando próximo de alguns dos principais nomes daquela década e sem um pingo da evolução pela qual passou o metal nos últimos trinta anos. As principais influências são bandas clássicas como Black Sabbath, Judas Priest, Pentagram, Blue Oyster Cult e Coven, além de algumas pitadas do rock psicodélico do final da década de 1960. O resultado é uma música relativamente simples, sem arranjos complicados ou passagens exageradamente técnicas, e que retoma algumas características marcantes do metal setentista, como a melodia e a acessibilidade – sim, a acessibilidade, no sentido em que as composições cativam o ouvinte de primeira, grudando na cabeça e tornando a audição do trabalho um ato de prazer contínuo.

O som é orgânico, vivo, pulsante. O peso não está somente nas guitarras, mas sobretudo na atmosfera das composições. O vocalista Papa Emeritus não grita, não distorce a sua voz, apenas canta de forma limpa, explorando falsetes que remetem a Eric Bloom (do Blue Öyster Cult) e King Diamond. Os guitarristas despejam riffs e solos na melhor escola do metal clássico, enquanto o tecladista é o principal responsável por dar um clima único às faixas, fazendo as composições, todas com letras que exploram temas sobre ocultismo e satanismo, soarem com um clima religioso instigante.

Com apenas nove faixas e 35 minutos, Opus Eponymous é um disco inesperado, que entrega uma surpresa agradável a cada composição. Na contramão das generosas doses de agressividade e rapidez que assolam o metal contemporâneo, trouxe uma sonoridade rica em climas, o que torna a sua audição próxima a uma experiência sensorial. Os maiores destaque são “Con Clavi Con Dio”, a excelente “Ritual”, a ótima “Elizabeth” - dedicada à Condessa Elizabeth Bathory -, “Stand by Him”, “Prime Mover” e a admirável instrumental “Genesis”, que encerra o álbum de maneira perfeita.


O heavy metal sempre foi teatral. Causa mais impacto uma melodia tétrica, um arranjo sombrio, do que uma sonoridade extremamente agressiva e violenta. Essa lição foi ensinada lá na gênese do estilo, quando o Black Sabbath lançou o seu disco de estreia na sexta-feira, 13 de fevereiro de 1970. No entanto, apesar de óbvio, este ensinamento foi se perdendo com o tempo. Com guitarras cada vez mais pesadas, vocais cada vez mais guturais (e muitas vezes inaudíveis) e andamentos que beiram a velocidade da luz, o metal aproxima-se, muitas vezes, de uma caricatura de si mesmo.

Esse olhar para o passado, essa retomada a algo óbvio e sempre eficaz, talvez seja o grande mérito do Ghost. O disco de estreia do grupo chamou a atenção por apresentar um sopro de renovação na música pesada ao buscar nas raízes do estilo a sua inspiração. E o resultado foi além do esperado, com os mascarados liderados pelo vocalista Papa Emeritus sendo aclamados pela crítica, pelos fãs e pelos próprios artistas, com ícones como James Hetfield e Phil Anselmo desfilando com camisetas da banda e dando declarações exaltando a sua música.

Porém, independentemente disso, o que vem em primeiro lugar é a música, e ela seguiu soando única. Infestissumam (“hostil" em latim), lançado em 10 de abril de 2013, é o segundo álbum da banda e foi produzido por Nick Raskulinecz (Foo Fighters, Rush, Stone Sour, Trivium). Além disso, marcou a estreia do grupo pela Loma Vista, braço da Universal, que pagou US$ 750 mil pelo passe do sexteto. Mais sombrio e teatral que Opus Eponymous, trouxe o Ghost explorando uma gama maior de influências e encontrando a sua personalidade.

Em primeiro lugar, é preciso fugir das definições simplistas que permeiam o grupo. Não há nada de Mercyful Fate aqui, por exemplo, assim como não havia no disco de estreia - a não ser que você considere que o grupo tem influência dos dinamarqueses pelo simples fato de o timbre de voz de Papa Emeritus ser agudo como o de King Diamond. Uma das bases da música do Ghost é o Blue Öyster Cult, e em Infestissumam essa característica permanece, porém adornada com outros elementos muito bem encaixados, que vão do psicodelismo ao hard rock, passando pelo AOR e até mesmo pelo pop.

Em relação à estreia, o aspecto melódico foi explorado com mais profundidade, expandindo a característica teatral das composições. E o contraste entre melodias agradáveis e letras repletas de menções a temas ocultos e sombrios continua sendo o toque de mestre, com a banda construindo embalagens atraentes para um discurso que soa repugnante para a maioria. Outro ponto que merece destaque é a amplitude de influências explorada pela banda. Um certo tempero glam pode ser sentido em “Jigolo Har Megiddo”, enquanto em “Idolatrine” a sonoridade se aproxima do AOR, tornando a letra ainda mais eficaz.

Três canções formam a espinha dorsal de Infestissumam e se destacam das demais. A impressionante “Ghuleh / Zombie Queen” é a prova definitiva do imenso talento dos mascarados, partindo de uma balada atmosférica para um andamento que remete à surf music, tudo embalado por coros muito bem construídos. Ela soa como se o Goldfrapp encontrasse o Cramps - e acredite, o resultado é espetacular. Na sequência, “Year Zero” inscreve-se fácil entre as melhores músicas da carreira do grupo, iniciando com um coro macabro que transporta o ouvinte para algum ritual perdido no tempo. Com um arranjo inteligente e andamento moderado, tem batidas que nos levam à disco music e um teclado muito bem executado. E, por último, há “Monstrance Clock”, faixa que encerra o disco de maneira magnífica com uma narrativa dramática e um coro antológico. No meio disso tudo, surpresas como a valsa “Secular Haze” e “Body and Blood”, que soa como um cântico milenar retrabalhado para o nosso tempo.

Fascinante e às vezes estranho, Infestissumam mostrou o Ghost como uma clara visão do que aspira produzir, tanto musical quanto artisticamente. A banda apurou a sua identidade, que já era única, e a tornou ainda mais singular.  Um casamento profano entre metal, pop e hard rock, que prova prova que o Ghost está longe de ser obra do acaso.


Sete meses após lançar o seu segundo álbum, a banda sueca retornou com material (quase) inédito. E, apesar do curto espaço de tempo entre um lançamento e outro, este EP não tem nada de prematuro. Produzido por Dave Grohl - que, segundo os próprios músicos suecos, andou fazendo alguns shows com a banda escondido atrás das máscaras do grupo -, If You Have Ghost é um EP de cinco faixas. Quatro delas são versões para canções de outros artistas: a que também batiza o disco é uma composição de Roky Ericsson, “I’m a Marionette” é do ABBA, “Crucified” é do Army of Lovers e “Waiting for the Night” é do Depeche Mode. Completando o tracklist, uma versão ao vivo da valsa satânica “Secular Haze”, presente em Infestissumam. “I’m a Marionette” e “Waiting for the Night” já haviam sido lançadas em uma versão especial do último disco, e a versão para a canção do ABBA foi também o lado B do single “Secular Haze”.

Há de se elogiar a escolha nada óbvia dos covers. E também dos artistas originais que os gravaram, que nada tem a ver com o metal, gênero onde o Ghost está inserido. Com grande personalidade, a banda desconstrói os arranjos originais e imprime uma nova cara para as composições, colocando a sua personalidade nas versões. Isso faz com que os quatro covers soem como canções do próprio Ghost, algo que é difícil de ser alcançado quando se trabalha com a obra criada por outros artistas.

Chama a atenção também o distanciamento que as quatro canções de estúdio apresentam do metal, dando um passo além ao que havia sido apresentado em Infestissumam. O Ghost não soa como um grupo de metal em If You Have Ghost, mas sim como uma banda de rock embebida em doses generosas de psicodelismo e melancolia, características intensificadas, respectivamente, pela parte instrumental e pelas belíssimas linhas vocais de faixas como “If You Have Ghost” e “Crucified”. Se esse é o caminho que o Ghost pretende seguir nos próximos trabalhos, a prévia que eles apresentam neste EP é pra lá de promissora, deixando, desde já, uma expectativa elevada para o seu terceiro disco.

Vale mencionar que Grohl, além de assinar a produção, também tocou bateria em “I’m a Marionette”, mostrando que a sua associação com o Ghost é muito mais profunda do que se supunha no início. E essa relação entre os dois artistas é muito vantajosa para o Ghost, fazendo com que um novo público passe a olhar e a se interessar pela banda.


Eu sei, e você também sabe, que o hype em torno de Papa Emeritus e sua turma é gigantesco. Porém, Tobias Forge - o nome verdadeiro do vocalista que está atrás da máscara do Papa - e seus companheiros dão provas, a cada lançamento, que por maiores que sejam os elogios e a atenção recebidas pela banda, eles são justificados. Opus Eponymous é um ótimo álbum de metal com grande influência de Blue Öyster Cult. Infestissumam mostrou os músicos indo além e inserindo outros elementos na construção de uma sonoridade que deu um passo adiante em relação ao primeiro disco. E em If You Have Ghost essa característica se acentuou, revelando, de uma forma promissora, o caminho que a música do Ghost aparentemente seguirá.

O hype é grande, mas toda a falação em torno do Ghost é justificada: essa é a conclusão ao final da audição de seus três excelentes discos. Que venha logo o dia 21 de agosto, data em que Meliora, novo álbum da banda, chegará às lojas. Enquanto isso, uma passada novamente pelos seus três discos e também pelo primeiro single do novo álbum, “Cirice”, faz a gente ir entrando no clima sombrio e apaixonante proposto pela banda.

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