quarta-feira, 3 de junho de 2015

Marcio Tucunduva - Tempestade (2015)


Terceiro disco de Marcio Tucunduva, Tempestade mantém o ótimo nível mostrado pelo vocalista e guitarrista em seu trabalho anterior, Antimoderno (2010). Novamente ao lado de Marcos Ottaviano (que assina a produção ao lado de Tucunduva, bem como todas as composições, além de tocar guitarra e baixo) - o trio fica completo com o baterista Humberto Zigler -, Tempestade apresenta o rock brasileiro em sua essência pura e cheia de orgulho.

Tucunduva une com talento as suas principais influências, e o resultado é um álbum efervescente. E quais são elas? Jimi Hendrix, Bob Dylan, John Lennon. Assim como Raul Seixas, figura central na trajetória musical de Marcio. O guitarrista morava ao lado de Raul e chegou a ter aulas de violão com o baiano quando era um mero adolescente, aos 13 anos.

O timbre sujo do disco, cortesia da dupla Chris Shaw (engenheiro de som dono de quatro Grammys e que já trabalhou com nomes como Dylan, Wilco e Derek Trucks) e Joe Palmaccio (também com o seu Grammy na estante e com experiência de trabalhos para artistas como Kiss, Eric Clapton e Alicia Keys), dá um clima empoeirado para o play, que, casado com as composições que exploram ritmos como blues, country e algumas reminiscências de gêneros regionais como baião, repente e afins, faz com que Tempestade soe com um agradável ar interioriano.

É um tipo de rock BR totalmente diferente do que chega a grande maioria dos ouvintes. Não há preocupação com que faixa será o single, qual irá fazer sucesso, qual irá cativar o maior número de apreciadores. O que Tucunduva e Ottaviano fazem é caminhar sobre suas influências, compondo canções cheias de personalidade, em um disco direto e compacto. Partindo do blues e indo até onde a imaginação é capaz de levar, a dupla gravou outra vez um excelente álbum, como já havia feito em Antimoderno.

Gostei muito de “Tempestade”, “Cachorro”, “Vendaval”, “Norte”, o blues “Trovão” e o ótimo encerramento com "Presa", todas faixas de qualidade inegável e que solidificam a reputação de Marcio Tucunduva. Correndo por fora e acreditando no seu trabalho, o guitarrista segue firme e forte em uma carreira que se mostra mais consistente a cada novo lançamento.

Audição pra lá de recomendada, mais uma vez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random