segunda-feira, 8 de junho de 2015

Nemo: Coração de Gelo, de Alan Moore e Kevin O'Neill


Escrita em 2013, Nemo: Coração de Gelo marco o retorno de Alan Moore a uma de suas mais fascinantes criações: o universo da Liga Extraordinária. Mais uma vez ao lado do desenhista Kevin O’Neill, o escritor inglês conta uma história passada em 1925 e focada em Janni Dakkar, filha do Capitão Nemo. Sedenta em superar os feitos do pai, Janni embarca em uma viagem até a Antártida, onde, além do frio congelante e criaturas esquisitas, enfrenta também adversários pelo caminho.

A edição brasileira foi publicada pela Devir e segue o alto padrão gráfico tradicional da editora. Com capa dura e 64 páginas, Nemo: Coração de Gelo tem uma acabamento de primeira, que ressalta a bela arte pontiaguda e repleta de detalhes de O’Neill. De encher os olhos. 

Mas, infelizmente, a riqueza visual acaba não sendo suficiente para amparar a confusa trama escrita por Moore. Em uma história repleta de diálogos que, ao invés de se entrelaçar com a mitologia da própria saga, apenas embaralham a mente do leitor, Alan desliza mais uma vez, não conseguindo prender o leitor em uma história que, utilizando o velho clichê, vai do nada para lugar nenhum. Mantendo a descendente apresentada nos dois volumes anteriores da série, dedicadas aos anos de 1969 e 2009, o escritor voa para (bem) longe do envolvente e criativo enredo apresentado nos dois primeiros volumes de A Liga Extraordinária (que estão, de maneira justa, entre as suas maiores e melhores criações). O que é uma pena, pois a criatividade de Moore era o principal atrativo que levou a série a ser aclamada mundo afora.

Nemo: Coração de Gelo, no entanto, parece mais um exercício voltado para o próprio autor, com páginas e páginas (todas lindas, como já frisado) de textos onde não se consegue pinçar nada de interessante e que ao menos se aproxime do passado da saga e da própria obra de Alan Moore, repleta de clássicos dos quadrinhos.

Infelizmente, indicada apenas para colecionadores e fãs completistas do autor inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random