terça-feira, 5 de maio de 2015

Três livros sobre futebol


Estou lendo três livros sobre futebol. O primeiro é A Rainha de Chuteiras, de Marcos Alvito, que traz o relato do ano em que o autor passou acompanhando o futebol na Inglaterra, em todas as suas divisões. Da milionária Premier League às apaixonantes e revigorantes divisões inferiores, Alvito conta em detalhes o que presenciou no Reino Unido, incluindo uma passagem pela Escócia para assistir ao Celtic, é claro. Ainda que o discurso às vezes resvale no clichê “público de teatro” dos estádios dos grandes clubes ingleses, a leitura vale a pena. E vale também uma pergunta: a violência foi extinta, os times tem torcedores em todo o mundo e a EPL é o campeonato mais lucrativo do planeta. Se há alguma coisa errada, não é lá, mas sim aqui, no nosso ex-país do futebol.

O segundo é Os Números do Jogo, de Chris Anderson e David Sally, um tratado em defesa do uso da estatística e dos números nos campos de futebol. A dupla expõe como o entendimento desses dados pode fazer a diferença entre as quatro linhas, com relatos e exemplos práticos, além de mostrar como essa coleta de informações se dá. Muitíssimo interessante.


E o terceiro é O Jogador Secreto, livro escrito por um ex-jogador inglês com passagens pelo British Team e por todas as quatro principais divisões do país. O atleta conta, através do relato de uma temporada mês a mês, os casos, situações, curiosidades e bizarrices que presenciou em sua carreira, quebrando a idolatria e mostrando o quão peculiar é o mundo dos jogadores de futebol, jovens e milionários, adulados e cheios de interesseiros ao redor. A identidade do autor é até hoje desconhecida, mas alguns nomes são associados ao livro. Dave Kitson, com passagens pelo Reading, Stoke e Portsmouth, é um deles. Outro é Andy Johnson, atualmente no Crystal Palace, e que já vestiu as camisas do Everton, Fulham e QPR, entre outros. E há nomes mais famosos entre os suspeitos, como Michael Owen, Gary Neville e Andy Cole, todos com passagens pelos grandes clubes ingleses. Independente disso, a leitura é deliciosa e recomendada pra quem curte o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random