quarta-feira, 6 de maio de 2015

As fábulas de Bill Willingham

Fables é uma longa história criada pelo norte-americano Bill Willingham. Lançada em maio de 2002, até hoje é publicada pela Vertigo. Nos Estados Unidos, a série já passou de 150 edições. No Brasil, a publicação foi traduzida (convenientemente) para Fábulas e chega às bancas em encadernados periódicos via Panini Comics.

A ideia por traz da série é genial. Imagine todas as fábulas da sua infância, dos contos de fadas. Todas elas. Mesmo. Branca de Neve, Cinderela, Os Três Porquinhos, O Lobo Mau e tudo mais que vier à sua cabeça. Pois bem: na trama desenvolvida por Willingham, estes personagens são forçados a abandonar seus mundos cheios de fantasia devido à ameaça de um grande vilão conquistador. E para onde eles resolvem fugir? Para o nosso mundo, é claro. Mais especificamente, para Nova York. Lá estabelecem uma comunidade e tentam viver como seres normais.

Mas é aí que entra a imaginação prodigiosa do autor. Branca de Neve é a prefeita da Cidade das Fábulas. O Lobo Mau (com traços que lembram, não por acaso, o Wolverine de Hugh Jackman) se transforma no xerife. O João do Pé de Feijão é um 171 sem precedentes. Prático, dos três porquinhos, é um ativista revolucionário. E por aí vai. Os personagens são apresentados sempre com tramas surpreendentes, e isso constrói uma trama cativante. Leio Fábulas há mais de dez anos, quando ainda a Devir lançava as edições da série por aqui. Depois, como já disse, a Panini assumiu o título e seguiu colocando nas bancas as histórias. 

Atualmente, Fábulas está no volume 20 aqui no Brasil. Porém, esses volumes compilam histórias em forma cronológica, e geralmente possuem mais de 200 páginas cada. Ou seja, é um coleção e tanta de aventuras e tramas. Pra quem gosta de quadrinhos, trata-se de uma série excelente, que além de ótimo texto possui artes de cair o queixo, com a colaboração de diversos artistas.

Abaixo estão algumas capas/artes das edições de Fábulas. E aqui está um convite: se algum encadernado cruzar pela sua frente, mergulhe sem medo. É diversão garantida.







3 comentários:

  1. Uma sacada genial! Histórias infantis transformadas em quadrinhos da mais alta qualidade! Tenho algumas edições que a Pixel lançou. O problema são os preços... hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Uma sacada genial! Histórias infantis transformadas em quadrinhos da mais alta qualidade! Tenho algumas edições que a Pixel lançou. O problema são os preços... hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Glauber, tá aproximadamente R$ 25 cada volume. É acessível, não acho caro não.

    ResponderExcluir

About Us

Recent

Random